Castelo de Talcy

Fachada exterior do Castelo de Talcy

O Castelo de Talcy (em francês: Château de Talcy) é um palácio fortificado que se situa na localidade de Talcy, departamento do Loir-et-Cher, na região Centro da França. Fica na margem esquerda do Rio Loire, embora não imediatamente junto ao rio, cerca de 20 quilómetros a nordeste de Blois, na fértil região natural de Beauce. É um dos famosos catelos quinhentistas do Vale do Loire.

Foi encomendado em 1520 por Bernardo Salviati, um banqueiro florentino com ligações à família Médici. O castelo, que está incorporado na aldeia cuja igreja forma um dos lados do pátio, apresenta um aspecto mais gótico do que seria de esperar numa estrutura construída por um patrono italiano na época do Renascimento. O castelo está ligado à história da literatura, já que duas belas filhas da família proprietária, Cassandre Salviati e a sua sobrinha Diane, serviram de musas aos escritores Pierre de Ronsard e Agrippa d'Aubigné. Os Salviati mantiveram a posse do imóvel até 1682. A partir de então, o edifício passou por uma sucessão de proprietários, incluindo Philipp Albert Stapfer.

O castelo, de aparência simples e muito austera, foi classificado como Monumento Nacional em 1908, sendo menos conhecido pela sua arquitectura que pelos residentes do que por ele passaram. Entre as estruturas preservadas desde o século XVI encontra-se a casa de imprensa e o pombal, existindo também uma horta tradicional. No castelo existe o "chambre de la Médicis" ("Quarto da Médici"), divisão onde Catarina de Medici e o seu filho Carlos IX planearam o Massacre da Noite de São Bartolomeu durante a "Conferência de Talcy", a 28 e 29 de Junho de 1572.

Em 1932, o castelo foi vendido ao Estado, com a condição de que os interiores seriam conservados intactos. Os seus interiores quase totalmente preservados, com mobiliário dos século XVII e XVIII, assim como o seu jardim barroco restaurado estão abertos ao público, sendo visitados por 20 000 turistas anualmente.[1]

  1. ac-orleans-tours.fr (em francês)

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy